quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Brasil quer maior presença no mercado de carnes da China

Entre janeiro e setembro deste ano, os embarques de carne de frango para a China cresceram 20,4%

Entre os dias 12 e 14 de novembro, em Shanghai (CHN), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vão realizar reuniões com importadores chineses na Food & Hotel China (FHC) 2014. 
Nos nove primeiros meses de 2014, os embarques de carne de frango para a China cresceram 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 168,5 mil toneladas. Em receita, o crescimento foi de 17,2%, com US$ 382,6 milhões no mesmo período.
No mesmo período, foram embarcadas 753 toneladas de carne suína ao país asiático. Esse resultado representa um desempenho 16,5% menor em relação ao ano anterior.
Habilitação para exportar
Além da participação na feira, serão realizados encontros com autoridades chinesas para agilizar a habilitação de mais plantas para exportação de carne de frangos e de suínos ao país asiático. Atualmente, 29 plantas avícolas estão autorizadas a exportar para o destino asiático.
“A China já é o sexto maior importador de carne de frango do Brasil, mas ainda há um grande espaço de mercado para atuarmos. Neste sentido, respaldado pela parceria que já temos estabelecida, buscaremos agilizar a habilitação de novas plantas cujo processo já está adiantado. Com isto, no curto prazo, o fluxo de exportações para o mercado chinês poderá ser ainda maior”, ressalta o vice-presidente de Aves da ABPA, Ricardo Santin, que coordenará a ação.
“A China é, atualmente, a maior consumidora de carne suína do mundo, com números superiores à 50 milhões de toneladas anuais, duas vezes mais que a União Europeia (2° maior). É um gigantesco mercado, que está entre os maiores importadores mundiais no segmento. Nesta missão, queremos destacar nosso status sanitário como grande diferencial brasileiro no mercado internacional”, ressalta o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, lembrando que o Brasil permanece livre de Diarreia Suína Epidêmica (PED), enfermidade que tem afetado mercados produtores pelo mundo – inclusive, a China.
Fonte:
Apex-Brasil