terça-feira, 26 de agosto de 2014

Procuradoria denuncia frigorífico por despejar restos de animais no rio Paraíba do Sul

Estabelecimento teria despejado dejetos do abate em rio sem o devido tratamento


Do R7
Um frigorífico em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por poluir o rio Paraíba do Sul. Os responsáveis pelo frigorífico Guarus LTDA, Marcos Venício Gomes da Silva e Nurys Fernandes Brasil da Silva Gandra, respondem por prática ambiental criminosa.
O procurador Eduardo Santos de Oliveira, autor da denúncia, afirma que “a postura adotada pelo matadouro vem causando poluição em níveis altíssimos, capazes de resultar sérios danos à saúde dos seres vivos”.
O MPF investigava a existência de licença ambiental pelo frigorífico quando houve indícios de lançamentos indevidos no rio. Como parte das investigações, o Ministério Público solicitou que a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) realizasse coletas no rio.
No laudo emitido pela universidade, consta que a região próxima ao matadouro está em “péssimas condições ambientais” em razão do lançamento de dejetos do abate de animais, sem tratamento, nas águas do rio. Os resíduos são lançados por um sistema de tubulação subterrânea pelo frigorífico, que fica a 300 m do Paraíba do Sul. 
Logo_noticias

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

EMBARGO SUSPENSO

IRÃ VOLTA A COMPRAR CARNE PROVENIENTE DE MATO GROSSO
PASSADO O MEDO DA VACA LOUCA
Publicado: 25 de agosto de 2014 às 15:17

Foto: Memória EBC
Foto: Memória EBC
O Irã suspendeu o embargo de carne bovina proveniente de estado de Mato Grosso, informou hoje (25) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Ontem (24), o ministro da Agricultura do Irã e do Brasil, Mahmoud Hojjati e Neri Geller, reuniram-se para tratar do assunto.
O Irã havia embargado a carne bovina do estado em maio, devido à constatação do caso atípico de vaca louca. Geller explicou que o animal identificado foi caso isolado e não representou risco algum para a sanidade animal e à saúde pública. Nos outros estados as exportações de carne para o país não foram interrompidas. Este ano, até o momento foram exportados 52 milhões de quilos de carne bovina para o Irã, num total de US$ 238 milhões.
Durante a reunião, Geller entregou para as autoridades do Escritório Veterinário Iraniano propostas de certificados sanitários internacionais que poderão abrir mercado para bovinos vivos, ovos férteis e material genético bovino.
Outro resultado do encontro foi o acerto entre os ministros para a criação de um grupo de trabalho que discutirá a cooperação na área agrícola entre os dois países, informou o ministério. Além de carne bovina, o Brasil exporta soja e carne de frango para os iranianos.
Depois da visita ao Irã, Geller vai ao Egito, onde tem um encontro com o ministro da Agricultura daquele país, Adel  El-Beltagy, na próxima quinta-feira (28). Na reunião, o governo brasileiro também vai negociar com o Egito o fim do embargo à carne bovina de Mato Grosso.(Agência Brasil)