terça-feira, 1 de abril de 2014

ncentivo ao abate bovino credenciado em SJB


    Incentivo ao abate bovino credenciado em SJB

A conscientização de açougueiros e pecuaristas de São João da Barra para o abate credenciado de bovinos visando o coibir abate clandestino recebe como aliado 10 lombadores de carcaça bovina que estão concluindo um curso, realizado pela secretaria municipal de Agricultura, de especialização na área.
O objetivo é preparar pessoal para lidar com o transporte de carne bovina adequadamente e formar agentes multiplicadores das ações benéficas da sanidade animal. Atualmente o caminhão frigorífico disponibilizado pela Prefeitura chega a transportar até 18 carcaças por dia de trabalho.

A secretaria de Agricultura vem desenvolvendo diversas ações para combater o abate clandestino. O primeiro passo foi firmar parceria com a Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio de Janeiro viabilizando a emissão do Guia de Transporte Animal (GTA), na própria Secretaria de Agricultura, aos produtores rurais cadastrados e que estejam em dia com o calendário de vacinação obrigatório.

– Não é de nossa responsabilidade, porém, disponibilizamos um curral coletivo na sede do município para concentração do gado que será abatido, caminhão gaiola para transporte até o frigorífico credenciado em Campos, lombadores e um caminhão frigorífico para transporte das carcaças até os açougues que aderiram o Programa de Sanidade Animal da Secretaria de Agricultura – explicou o secretário municipal de gricultura, Pedro Nilson Alves Berto.

O abate credenciado é fiscalizado e inspecionado pelos órgãos e autoridades competentes e a carne é distribuída pra os açougues  com um carimbo de certificação que garante a qualidade do produto que é consumido pela população.

Curso para lombador de carcaça bovina – O curso com carga horária de 24h teve início há duas semanas e foi encerrado nesta segunda-feira, 31, em Campos dos Goytacazes, no abatedouro credenciado Fricampos. Dentro do conteúdo desenvolvido estão noções de relações humanas no trabalho, segurança do trabalho, postura correta do corpo para transporte de carcaça, sanidade animal, higiene desenvolvida no frigorífico, preparação de bovinos antes e pós abate, conhecimento do fluxo de encaminhamento desde a entrada no frigorífico até  os açougues e, consequentemente, ao público consumidor.
Fonte: Secom SJB
http://www.fmanha.com.br/