quinta-feira, 21 de abril de 2011

Gado vindo da Bolívia é preso pelo Indea e sacrificado


Welington Sabino

Dezesseis bovinos que vieram da Bolívia sem guia de trânsito e ficha de vacinação contra a febre aftosa, foram sacrificados nesta terça-feira (19) na planta do frigorífico JBS da cidade de São José dos Quatro Marcos (315 Km a oeste de Cuiabá). A apreensão do caminhão com 15 vacas e 1 touro foi feita por fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), e policiais que trabalham nas 7 barreiras sanitárias fixas e móveis existentes nos 780 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia, dos quais 15 km são vigiados para que o vírus da aftosa não transite em ambos os territórios.
O caminhão com os animais foi avistado no domingo (17), por fiscais nas proximidades da barreira sanitária Marfil, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 Km a oeste de Cuiabá) e detido juntamente com a carga. O motorista foi liberado após ser lavrado um termo de infração no nome do pecuarista apontado como receptador do gado boliviano. Ele e sua propriedade, que por enquanto terão os nomes mantidos em sigilo, já estão sendo investigados pelo Indea, pela prática de trazer bovinos da Bolívia.
Coordenadora de doenças de animais do Indea, Daniella Soares Bueno, informou ao Gazeta Digital que é proibido em qualquer hipótese a entrada de gado boliviano em território brasileiro. Até porque lá o status sanitário é diferente do Brasil. Conforme ela, o abate sanitário é procedimento padrão sempre que ocorre a entrada ilegal de animais de países não autorizados. Neste caso, os animais são sacrificados e tudo é destruído, tanto a carne como os ossos, num equipamento chamado biodigestor, uma espécie de um forno com altíssimas temperaturas. “Nesse procedimento tudo é destruído, pois a carne não pode ser aproveitada. Isso foi o que aconteceu nesta terça-feira com os 16 animais apreendidos”.
O procedimento de abate sanitário é comum em casos onde os animais que entram no Brasil não têm comprovação de vacinas contra a aftosa e cumpre um dos principais objetivos da defesa sanitária estadual, que é manter Mato Grosso livre da febre aftosa. O rigor na fiscalização se deve ao fato de que o Estado há mais de 15 anos cumpre o papel de se manter sem nenhum registro da doença, pois tem o maior rebanho bovino do país, com mais de 28 milhões de cabeças. O Indea possui 07 barreiras sanitárias fixas com mais 03 equipes que realizam a fiscalização volante, que cobrem uma extensão de 780 quilômentro de fronteira seca com o país vizinho.
 

Rússia embarga de novo a carne do Brasil


21/04/2011 | 00:00


Um dos maiores compradores de carne brasileira e o maior de carne suína, a Rússia notificou o ministério da Agricultura de que suspendeu a importação de treze frigoríficos por “violarem os padrões legais”. A inspeção do Rosselkhoznadzor, segunda (18), com fiscais brasileiros, mostrou contaminação por bactérias e antibióticos. A agência russa não divulgou nomes dos frigoríficos. Oito foram embargados em 2010.