quarta-feira, 9 de março de 2011

Carne começa a ficar mais barata

Tendência é que redução de preços se estenda até o meio do ano

Rio - A carne, um dos alimentos que mais pesa orçamento das famílias, deve ficar mais acessível nos próximos meses. Após sucessivas altas no fim do ano passado, puxando para cima os índices de inflação, o quilo da carne de primeira e de segunda já começou a ter reduções no preço. A previsão é de que a tendência se mantenha até o meio do ano.
De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e EstudosSocioeconômicos), nas principais capitais brasileiras, a carne ainda está 24,40% mais cara do que em fevereiro do ano passado, mas, em comparação com janeiro, o preço caiu 5,32% no Rio. No entanto, quem prefere um churrasco diferenciado pode encontrar até mesmo carne de Angus (uma raça de boi sem carne de segunda) e de cordeiro em supermercados. O preço, porém, é um pouco maior do que o das carnes comuns.
Segundo Cloviomar Cararine Pereira, supervisor do Dieese/RJ, as reduções acontecem em função da alta na produção. “Como estamos em um período favorável, com chuvas e maior produção, a carne está chegando aos mercados com um preço menor”, afirma. Ele explica ainda como isso colabora para inflação menor: “O produto pesa no índice geral”.

ALCATRA E ACÉM - O carioca já encontra cortes nobres de carne, como a Alcatra, a preços em torno dos R$ 13 o quilo. Cortes menos nobre, como Pá e Acém, saem por R$ 10 o quilo.

PREÇOS - Quem não deixa para comprar carne nos dias reservados pelo varejo para promoções sai perdendo. Mesmo nesses dias cabe comparar preços entre os supermercados.