sábado, 13 de fevereiro de 2010

EGITO SUSPENDE IMPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA PARAGUAIA

ASSUNÇÃO, 12 FEV (ANSA) - O Egito decidiu suspender a compra de carne bovina paraguaia até que seja possível realizar uma nova inspeção técnica para apurar possíveis irregularidades envolvendo frigoríficos do país sul-americano.
    O anúncio foi feito hoje pelo titular do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), Daniel Rojas, depois que a entidade apontou supostas irregularidades relacionadas ao corte da carne no frigorífico Carpe Diem.
    "Os países árabes dão muita importância à espécie da carne que consomem, e a dúvida se instalou em relação ao fato de que não se declarava o tipo de carne cortada. Isso motivou a decisão", explicou Rojas.
    "Vendemos ao Egito carne desossada e congelada, processada de acordo com as tradições muçulmanas. Mas me parece que eles querem que seja especificado em cada partida a espécie do animal", prosseguiu.
    O diretor da Câmara Paraguaia da Carne, Roberto Blumenfeld, disse que a decisão das autoridades egípcias prejudica toda a produção nacional. Segundo ele, o frigorífico em questão não integra a relação dos 10 estabelecimentos habilitados a fazer negócios com o Egito, o que não evitou, porém, a sanção.
    "Não importa qual frigorífico tenha tido problemas, porque isso cria um inconveniente para todas as indústrias habilitadas que vendem a este mercado", declarou ele.
    O Egito é o quarto principal destino da carne paraguaia, absorvendo 10% das exportações do setor, aproximadamente. Outros mercados importantes, segundo informes oficiais, são Chile, Rússia, Brasil e Venezuela.
    Com a decisão, os frigoríficos do país terão de redirecionar suas vendas, provavelmente arcando com todos os custos. A Chancelaria paraguaia se reunirá para tratar do tema.
    Segundo dados do Senacsa, em 2009 as vendas de carne paraguaia para o mercado internacional totalizaram US$ 531 milhões -- foram 163 mil toneladas. (ANSA) 

12/02/2010 17:20