segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Carne artificial em 2050

Para alimentar os 9 mil milhões de pessoas que se admite viverem em 2050 poderá ser necessário recorrer a produção de carne artificial.

Ainda estamos em 2010 mas vários cientistas de todo o Mundo já se preocupam com os efeitos do estilo de vida atual no futuro mais ou menos próximo.


Vários artigos da autoria de alguns cientistas de renome foram apresentados hoje com a conclusão de que em 2050 não haverá carne suficiente para alimentar os estimados 9 mil milhões de habitantes na Terra e terá de recorrer-se à produção de carne artificial.

Outra avaliação, a nível académico do futuro fornecimento global de alimentos, liderada por John Beddington, cientista-chefe do Governo britânico, diz que mesmo com as novas tecnologias, como são exemplo a modificação genética e a nanotecnologia, milhões de pessoas poderão sofrer de fome devido a uma combinação de fatores como a escassez de água, a mudança climática e o aumento do consumo de alimentos.

Vários artigos publicados pela Royal Society dizem que já não há muito espaço disponível para a produção de alimentos, mas que a sugestão de aumentar até 70 % em 40 anos a produção de alimentos é um desafio que não é insuperável.